segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Honda CBR500R



     Esta é a minha última moto que comprei e a recente. Depois de muitos anos no mundo custom, resolvi mudar radicalmente. Às vezes gosto disso, mudar algo que já estou acostumado, faz bem para a mente. 
     Fiquei quase 6 meses sem moto e já não aguentava mais depender de carro para tudo. 


     É uma excelente moto, com força e confiabilidade. Inclusive esses são alguns dos pontos que mais levei em conta ao comprar uma moto dessa marca, já consolidada, com uma rede de concessionária ampla e um motor já bem conhecido e fácil de se mexer.

     Estou muito satisfeito, no entanto, estou tendo que correr atrás para trocar algumas coisas próprias do estilo custom para o mais esportivo (capacete, jaqueta, etc...) e tentando me acostumar ao estilo diferente de pilotagem.

     História

     A CBR500R faz parte de um conjunto de  motos denominado de CB500, composto por 3 estilos de motos: CB500F (naked), CBR500R (esportiva) e CB500X (trail).
     Todas compartilham o mesmo motor de 471cc de dois cilindros em linha, com caixa de 6 marchas. A diferença entre elas são básicas que envolve o estilo de cada uma, como carenagens, tanque e suspensão.
     Começaram a ser fabricadas em 2013 similar à linha CB500 paralellal-twins, que foi finalizada em 2003, fabricada na Tailândia.
    
       O consumo médio da moto é de 26km/l. Seu tanque, com capacidade de 16,5l, faz sua autonomia chegar aos 490km.

     Em 2016 seu modelo foi redesenhado, ganhando curvas mais agressivas, faróis e lanternas de LED, tanque com maior capacidade, freios ABS por padrão e novas cores.

Porque a CBR500R?

     Muitos tem essa dúvida. É uma moto cara para o tipo e categoria, e não tão performática quanto muitos gostam. Na verdade, é uma moto de cidade com um toque esportivo. Sua pilotagem é mais leve, o piloto não deita muito e o motor é muito menos "esportivo" do que outras. 
      Para mim, não existe moto melhor ou pior, o que existe na verdade é a sua moto, é a moto que mais combina com você, com o seu gosto e necessidades. Portanto, falar que uma moto é ruim porque outra corre mais não significa nada, apenas que aquela pessoa costa de correr e essa não é a ideal para ela.
       E é assim que eu compro minhas motos, depois de muita pesquisa, lendo sobre características, e ligando em lugares para comparar preços e planos de pagamento (financiamento, consórcio, etc.).
       Então, o que mais me levou a gostar da CBR500R foi:
  • Bonita: beleza é essencial. Acho que é a primeira coisa que todos olham em uma moto. Depois que você vê a moto e gosta só de olhar é que vai ver suas características, como motor, potência, etc... 
  • Marca: cansei de ter moto e não ter nem concessionária na minha cidade (a capital do país). Às vezes você precisa de uma peça e tem que esperar ou então tem que procurar por uma peça alternativa. Até Yamaha aqui em Brasília é difícil fixar uma só concessionária (hoje tem apenas uma). Então, Honda é Honda ! Você encontra uma concessionária em qualquer cidade do Brasil. Isso pra mim é importante.
  • Confiabilidade: O motor da CBR500R vem da já conhecida linha das CB500, já ha bastante tempo no mercado e muito conhecido, sendo que já amadureceu bastante e todos já conhecem suas manhas, seus problemas e acho que todo mecânico sabe mexer nele.
  • Esportividade: sou uma pessoa tranquila (estou vindo do mundo custom), não sou de ficar correndo, não vou apostar corrida na cidade, não tenho pressa de ficar chegando ontem nos lugares. Pra que preciso de uma super hiper moto, de altíssima performance  ? Estou acostumado com minhas motocas de 250cc, essa de 500cc tem potência de sobra para mim. Muitos falam sobre 4 cilindros, os dois dessa para mim está ótimo. Muitos falam que R3 corre mais, prefiro a minha não correndo demais e com o motor rodando em baixa do que uma que corre muito com o motor com giro altíssimo (desgaste maior). Enfim, escolhi a moto que mais combina comigo e não o que um ou outro considera ser a melhor.
  • Preço: sim, é cara. Se comparar com outras mais potentes, se você tiver R$ 5.000 a mais dá para comprar uma 650cc, mas além dos motivos já expostos acima, comprar veículos hoje em dia não é fácil. Escolhi uma que cabia no meu orçamento, mesmo apertado. Subir de nível significa um investimento maior, algo que não estava disposto. 

Acessórios

     Ainda é cedo para falar em acessórios na minha, mas existem alguns obrigatórios que terei que procurar, visando a segurança e conservação da moto:
  • Trava anti-furto
  • Fita de roda
  • Sliders protetores
  • Tela protetora de radiador e escapamentos
  •  Protetor de tanque
  • Grip lateral do tanque

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