sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Monociclo Elétrico !

 

     É isso aí ! Como estou sem moto no momento, sem previsão real da próxima chegar, com a gasolina quase chegando aos R$ 7 irreais, resolvi comprar o que eu brinco falando ser uma "meia moto": um monociclo elétrico, para me levar para lugares que não sejam distantes e por caminhos seguros.

Mas o que é um monociclo elétrico ? 

     É um veículo de uma roda só, que contém um motor elétrico e duas plataformas. Essas plataformas são para você colocar o pé, o veículo fica entre suas pernas e é movido por esse motor. Ele possui um giroscópio para que ele fique sempre  na posição vertical (mas atenção, somente no sentido frente-trás, ele não se equilibra sozinho para os lados !), então, quando você inclina os pedais para frente, ele compensa o movimento acionando o motor e andando para frente, para se manter na vertical. 

Minha Escolha: Ninebot One C+


Dia da Chegada
Dia da Chegada
Dia da Chegada
Ninebot One C+

     A escolha do modelo vai depender muito da finalidade que você vai dar a ele, pensando principalmente em autonomia e velocidade. O preço vai depender de tudo isso também. 

     Então, a minha intenção inicial é utilizá-lo para me levar em um percurso de 6 Km (6 Km de ida e mais 6 Km de volta), andando sempre na ciclovia.  Com isso, já elimino uma boa parte do meu caminho andando de carro, enfrentando trânsito e economizo um dinheirinho toda semana. 

     Depois de pesquisar muito entre marcas, modelos, usados e novos, cheguei às seguintes conclusões:

  1. Não quero gastar demais com isso: meu objetivo é entrar na onda de mobilidade urbana, e ainda economizar um pouquinho, claro;
  2. Os preços variam muito e não são nada baratos: Você pode encontrar alguns bem simples e básicos por menos de R$ 1.000 e outros com preços perto de R$ 30.000 ou mais ! Inacreditável !
  3. Você deve se ater ao seu objetivo. Claro que um top de linha é ótimo, mas você precisa levar em conta o preço que está disposto a gastar.
  4. Novo ou Usado ? Um novo tem a vantagem de ter garantia, não ter risco nenhum, mas também tem um preço bem mais alto que um usado. Um usado não necessariamente terá problemas logo, pois é um equipamento que não tem uma manutenção constante, como motores a combustão. Ele é composto apenas pelo motor, bateria e eletrônica, basicamente. Os desgastes maiores será do pneu, e a bateria normalmente possui uma quantidade de ciclos que ela aguenta, então você tem que calcular quantos ela já faz em média de acordo com a kilometragem rodada e a autonomia dele. 
  5. Existem também várias opções de tamanho da roda. A menor costuma ser de 14' (polegadas) e a maior de 18'. As menores são mais baratas, mas as maiores dão mais conforto para andar nas ruas. 

    Ninebot One C+

     O modelo que acabei comprando foi o Segway Ninebot  One C+, usado pela OLX. É um modelo já um pouco antigo (acho que foi lançado em 2019), existem vários modelos mais novos, mas preferi este modelo pelos seguintes motivos:

  1. Estava praticamente novo: 4,61km rodados.
  2. Em excelente condição de conservação.
  3. Rodas com aro 16'. 
  4. Autonomia de 21Km
  5. Velocidade máxima 20km/h
  6. Preço razoável, dentro do que imaginei gastar (um pouco acima, na verdade, mas valeu à pena).

     Equipamentos Extras

     Além do monociclo, você não pode esquecer de algumas coisas que se deve comprar para você rodar por aí com mais tranquilidade. São elas:

  1. Capacete: dependendo do modelo, pode ser os de bicicleta, skate/patins ou também um fechado.
  2. Kit Proteção: kit contendo joelheira, cotoveleira e munhequeira. Principalmente na fase de aprendizado, é muito bom você usar um desses. Qualquer loja de material esportivo, principalmente lojas que vendem produtos para skate/patins tem. 
  3. Iluminação: alguns monociclos possuem já iluminação embutida, mas para aqueles que não possuem (como o meu), é bom comprar um farol e uma lanterna. Mesmo que vá andar somente de dia. Nunca se sabe não é ? 
  4. Bota: principalmente na fase de aprendizado, é bom usar uma bota para proteger o pé e aqueles ossos todos proeminentes que ficam nas articulações. O monociclo pode bater ali (experiência própria) e vai ficar doendo alguns dias. Uma bota pode proteger facilmente. 
  5. Caneleira: Se eu tivesse uma eu usava. Minhas pernas ficaram doendo vários dias, onde o monociclo fica preso entre elas. Igual quando você nunca andou (ou passou um bom tempo sem andar) de bicicleta, aí faz um passeio grande e sente o banco machucar muito, ficando vários dias dolorido, sabe ? Uma caneleira pode te ajudar, 

Aprendizado

     Não se engane quando vir alguém na rua andando tranquilamente em um monociclo elétrico. Vou lhe dizer logo: não é fácil ! Claro que algumas pessoas tem mais facilidades que outras, mas não é tão simples assim, embora com pouco treino você já é capaz de dar umas voltas nele. 

     Em alguns lugares existem instrutores para te ajudar, se você acha que vai precisar de ajuda, procure por um. 

     No meu caso, resolvi aprender sozinho. Existem vários vídeos no Youtube que te ensinam os passos para que você possa aprender a andar em um monociclo. Mesmo assim você terá que ter muita paciência e insistência se quiser andar em um. 

     Como disse acima, cada pessoa tem seu ritmo de aprendizado, mas como exemplo aqui está como foram meus "treinos". Não tenho muito tempo, então esses "treinos" sempre foram rápidos. E repito, nunca havia andado em um desses:

  1.  Primeira sessão (1h): testes para ver como o equipamento funciona, equilíbrio nele andando pequenas distâncias, entre as pilastras da garagem do bloco. Escolhi a garagem por ter o chão mais uniforme. Tempo de treino: 1h. No final, já conseguia me equilibrar no equipamento, subindo com apoio nas paredes e me deslocando entre uma pilastra e outra, já tentando aumentar a distância o máximo que puder, fazendo as curvas com auxílio das pilastras.
  2. Segunda sessão (30min): nessa sessão eu queria fazer mais, mas não pude, então foi 30 minutos ou até menos. Nessa sessão eu já comecei a tentar subir nele sem o auxílio (mas só um pouco). Também fui tentando fazer algumas curvas, desenvolvendo um círculo para voltar ao lugar onde saí. A partir do momento que eu percebi que conseguia fazer algumas curvas (meio capengas mesmo), fui aumentando a distância percorrida e até dando uma ou outra volta em parte da garagem. 

    Sessão 2
    Sessão 2
    Sessão 2


  3. Terceira sessão (1h): nesse dia, comecei focando no treinamento de subir e descer do monociclo sem nenhuma assistência. Essa foi a parte mais difícil pra mim. Depois, já cansado um pouco, resolvi fazer alguns passeios mais longos pela garagem, fazendo curvas um pouco mais longas e abertas (mais fáceis). Boa parte dessa 1h passei fazendo passeios na garagem (em parte dela, na verdade). 

    Sessão 3
    Sessão 3
    Sessão 3


  4. Quarta sessão (40 min): como já estava conseguindo controlar melhor o monociclo, dar umas voltas nele pela garagem, resolvi nesse dia que eu precisava testar como é rodar em pista mais real do que um chão de garagem (bem liso). O condomínio onde moro é bem grande, dá mais ou menos 2,5km de pista de carros, pista feita de retângulos tipo paralelepípedos. Saí com o mono bem tarde da noite, horário que quase não passa carro. Usei capacete e coloquei a iluminação da bike nele e andei somente na rua, para não correr o risco de cair de cima da calçada. Rodei mais de 6Km nessa noite, e foi um desafio e tanto !  Achava que a rua era bem uniforme, mas cada pedra fica em uma altura e o monociclo tremia muito. Alguns quebra-molas também eram um desafio, mas com o tempo consegui passar por eles. Me desequilibrei algumas vezes, mas no modo geral, foi muito bom o desafio. Mesmo assim, é sempre bom ir com calma. 



    Sessão 4
    Sessão 4
    Sessão 4


  5. Quinta sessão (40min): nessa última sessão de treinamento, foquei em tentar fazer curvas a baixa velocidade, sem apoio. Fiquei fazendo zigue-zague entre as pilastras da garagem e giros em uma pilastra. Claro que de vez em quando dava uma esticada pela garagem toda, que onde moro é bem grande, um subsolo para 13 prédios.
Sessão 5
Sessão 5
Sessão 5
Sessão 5

      Ainda estou aprendendo e tento andar um pouquinho a cada dia. Estou ainda um pouco instável e preciso treinar muito andar e fazer curvas mais devagar e subir com mais firmeza. Ontem eu levei meu primeiro tombo de verdade, devido a uma vala da garagem que me fez desequilibrar. 

Andando na Rua

     Até o dia de hoje eu ainda não cheguei nessa fase. Meu Ninebot chega no máximo a 20km/h e tem 21 km de autonomia e não tenho intenção nenhuma de andar com ele na rua, no meio dos carros, somente ciclovia. Mesmo se ele chegasse a 60km/h como alguns, acho extremamente arriscado fazer isso. No caso de um acidente com um veículo maior, o "monociclista" sairá perdendo.


     E é isso aí ! E você, se anima a aprender uma coisa nova e andar em um desses ? Deixar o carro de lado um pouco para curtir um passeio num monociclo ?

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